sábado, 2 de abril de 2011

Caminhadas em Huaraz - Wilcahuain - Monterrey, por Rafael Guerra

Características:
Altitude máxima: 3400m.s.n.m;
Desnível: 400m;
Distância: aproximadamente 11,7km.

A trilha marcada no Google Maps. A parte em vermelho retrata a trilha propriamente dita, e a trilha marcada em branco retrata o retorno pela estrada.


Após vários dias de caminhadas cada vez mais exigentes, foi uma boa idéia escolhermos esse hiking leve para a 4ª caminhada em Huaraz.
A caminhada começa nas ruínas de Wilcahuain, distante 7km de Huaraz. Wilcahuain foi um templo construído entre 1000 e 1500 anos atrás pelo povo Wari, anteriores à civilização Inca, e há quem diga que era usado como armazém. Antes de começar a andar, vale a pena fazer uma visita ao interior do edifício para conhecer os detalhes.
Início da trilha em Wilcahuain.


Alessandra "fazendo amizade" em uma das vilas.


Na verdade, de tão leve, essa caminhada está mais para um passeio do que para uma caminhada de aclimatação. O caminho sobe uma colina e passa por algumas vilas e plantações onde é possível ver de perto como vivem os descendentes do povo Inca. Já no final da trilha começa uma suave descida em direção ao asfalto... a única adrenalina descarregada no sangue nesse passeio fica por conta dos cães na parte final da trilha, que ameaçam bastante mas não avançam (pelo menos não avançaram).

Visual da Cordillera Negra durante a caminhada.


O final oficial da caminhada de 5700m é nos “Banhos termais de Monterrey”. Há várias piscinas de águas termais, até onde eu sei, por menos de USD 3 a hora. A água é quente e muito carregada de minerais. Se levar roupa para banho, não escolha uma nova ou cara.

Para retornar à Huaraz basta pegar uma das lotadas estacionadas próximo aos Banhos termais ou então descer a rua por mais uns 50 metros até a estrada e esperar uma van com espaço. Como eu e o Evandro estávamos muito anciosos por mais exercícios, acabamos fazendo como o Davi Marski em um relato dele sobre essa mesma trilha... voltamos caminhando pela estrada por mais 6km até Huaraz.


Próximo relato: Laguna Ahuac!

O nevado Huascarán. Foto de Anna Damasco.


Todas as fotos sem créditos são do autor.

3 comentários:

Mathews Puga disse...

Matéria e fotos sensacionais. Parabéns. Tenho um blog de ecoturismo e vou passar a acompanha-lo (s). Abraço, Mathews.

Rafael Guerra disse...

Oi Mathews,
Que bom que você gostou! Ainda temos "muita história pra contar". Não deixe de acompanhar.
Parabéns pelo seu blog. Tem muito conteúdo bacana por lá...
Abraço e obrigado pela força!
Rafael

Mathews Puga disse...

Uma matéria de ecoturismo em solo peruano não dá pra não gostar né? rs
Pode deixar que estarei sempre por aqui e valeu por visitar o meu também. Abração