quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mãe D’Água, por Fábio Fliess


Com a proximidade da expedição a Huaraz, voltamos nossas atenções para caminhadas de longa duração ou trilhas de maior intensidade.

Com isso em mente, escolhemos o Mãe D’Água como a trilha para o feriado de Tiradentes. Eu já tinha ido umas poucas vezes nessa montanha, mas para o restante do grupo seria uma caminhada inédita. Além dos amigos de sempre Rafa, Gilmar, Alê e Evandro, contamos com a presença de uma amiga do Rio, a Ester, que é profunda conhecedora das montanhas do Parque Nacional da Tijuca.

Nos encontramos cedo no Centro de Petrópolis e seguimos para o bairro do Bonfim. Embora esteja dentro dos limites do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, o acesso a trilha do Mãe D’Água não passa pela portaria do parque.

Cerca de 1km antes da portaria, existe uma bifurcação, e devemos pegar a estradinha a esquerda que indica o acesso ao Sítio Ughetto. Cerca de 15 minutos de estrada, chegamos na portaria do sítio onde existe um pequeno recuo suficiente para uns 3 carros.

Todos prontos, iniciamos a subida da estrada que também dá acesso à trilha do Alcobaça. A trilha do Mãe D’Água iniciava no mesmo ponto do Alcobaça, mas mudou bastante ao longo do tempo. A estradinha passa ao lado de uma laje de pedras com bromélias, faz um zigue-zague e passa ao lado de uma casinha, com uma rampa de cimento ladeada com bonitos pinheiros. A entrada é nesse portão. Quando fomos, o portão estava fechada, então subimos pelo lado dos pinheiros. Ao final da rampa, existe uma casa num largo, de onde sai uma trilha a direita. Deve-se pegar essa trilha e depois a esquerda.

A trilha sobe uns 200 metros verticais dentro da mata. A trilha estava bem marcada, mas fechada em alguns trechos. Seguimos sem muitos percalços e sem necessidade de consultar o guia. Logo a trilha chega numa laje de pedras, com um riacho. Aproveite e pegue água, pois é última fonte do caminho. O caminho correto é cruzar a laje de pedra com cuidado, descer uns 10 ou 15 metros até encontrar a trilha do outro lado.

Segue-se por essa trilha até sair da mata. Nesse ponto, pudemos observar a pedreira que nos esperava. Um desnível de quase 300 metros, por lajes de pedra e trilha bem íngrime. O objetivo era chegar numa elevação à direita do Alcobaça, cujo paredão é incrivelmente bonito.

Subimos bem bastante rapidez, e as pausas para recuperar o fôlego serviam também para admirar a incrível paisagem e tirar muitas fotos. O dia estava perfeito!!! Um ponto a ser comentado e que fica como dica para aqueles que querem repetir a trilha: usem calças compridas, pois os capins podem cortar bastante. Para quem não se incomoda, usar luvas também pode ser uma boa.

Assim que chegamos ao final da subida, já é possível visualizar a caminhada pela crista do Mãe D’Água. Mas para chegar lá, encaramos uma forte descida até um “colo” entre a elevação e o cume. Esperamos todos estarem juntos e iniciamos a descida.

Assim que chegamos ao final da descida, temos uma passagem exposta, ao lado de um bloco de granito. É possível passar por cima, usando um tronco como plataforma, ou contornar tudo pela direita, com uma subida curta até a crista do Mãe D’Água.

O trecho final, que aparenta ser difícil, na verdade é uma incrível caminhada com inclinação bem tranquila, passando por trechos de mata e um pequeno trecho aberto, já praticamente no cume.

O visual do cume é fantástico, com o imponente Alcobaça de um lado e o vale do Bonfim e a cidade de Petrópolis do outro. Fazia tempo que não curtia tanto uma caminhada!

Na descida, os joelhos são muito exigidos e é preciso muito cuidado nos pontos onde a trilha entra na mata. No mais, é uma trilha mais que recomendada.

2 comentários:

Camila Guerra disse...

Olá Fábio,

Seu blog é muito parecido com o nosso. Bacana ver seus relatos. Sempre que vou fazer uma caminhada nova procuro por algum relato na rede e, também por isso, criamos nosso blog, para contar nossas experiências.

O Mãe D'Água e o Alcobaça são trilhas que desejamos fazer em breve.

[]'s

Fabio Fliess disse...

Oi Camila.

Que bom que gostou!!! Precisando de dicas para alguma montanha de Petrópolis, manda mensagem para a gente!!!
Seu blog é muito legal também!! Vi o post da Cobiçado X Ventania. Muito bom!!!
Abraços.