sábado, 25 de dezembro de 2010

Trekking de Santa Cruz - Dia 2

Esse é um dos dias mais esperados do trekking por todos nós, pois a trilha passa por um mirante com uma vista espetacular do Alpamayo, que foi eleita em um concurso na Alemanha em 1966, a montanha mais bonita do mundo.


O Alberto já havia nos avisado que a caminhada seria bem mais tranquila que a do dia anterior, pois teria muitos trechos planos. A trilha vai contornando as lagunas de Ichiccocha e Jatuncocha e temos a possibilidade de ver os nevados de Santa Cruz (6241m), Quitaraju (6036m), Alpamayo (5947m), Artesonraju (6025m), Paron (5670m), entre outros. Muitos afirmam que o Artesonraju é a montanha que aparece na abertura dos filmes da Paramount Pictures. É uma das pirâmides de gelo e neve mais bonitas da Cordilheira Blanca.

Por volta das 8h15, já alimentados, iniciamos nossa jornada em direção ao acampamento de Taullipampa, localizado a 4250m de altitude. A previsão era vencer esse trecho caminhando cerca de 5 horas.

O Rafael, possivelmente por conta de algo que ele comeu no dia anterior, não estava se sentindo bem. Independente disso, o seu ritmo estava bom.

Como o Alberto já havia comentado, andamos por cerca de 2 horas até chegamos nas lagunas. O terreno era bastante plano, com pouquíssimas subidas. Logo depois de deixarmos as lagunas para trás, o tempo começou a piorar bastante, o que nos deixou bastante apreensivos.

Por volta de meio-dia, chegamos em um ponto onde a trilha bifurca: se pegarmos o caminho da esquerda, subindo, vamos para o mirante com a vista para o Alpamayo. Para a direita seguimos direto para o acampamento, com um aclive menos acentuado. Aproveitamos para almoçar e discutir o que fazer.

Nesse ponto, o Rafael continuava passando mal e optou por seguir pelo caminho mais fácil. Porém, como o tempo estava horrível, chegamos a conclusão que o ideal seria acompanhar o Rafael, pois iríamos nos desgastar muito para subir até o mirante e nos frustrar totalmente com a falta de visibilidade.

Assim que voltamos a caminhar, descobrimos que a nossa decisão foi acertada. Com cerca de 15 minutos de trilha, começou a chover. E assim ficou até a nossa chegada ao acampamento, por volta das 13h15 da tarde.


Durante toda a tarde, descansamos com o barulho da chuva. A temperatura ia baixando conforme a noite chegava. Por volta das 19h fomos para a barraca refeitório esperar pelo jantar. Como sempre, boa comida e muita diversão!!!

Quando voltamos para as barracas, o frio era muito forte. Me despedi rapidamente da turma e voltei para o conforto do saco de dormir.

Nenhum comentário: