terça-feira, 3 de março de 2009

Relatório: Palmares por Rafael Guerra

Fábio, Eu (Rafael), Gilmar e Alessandra no cume do morro Palmares


Em Araras, RJ há uma região muito bonita e repleta de atrações chamada Vale das Videiras. Lá, além das cachoeiras e pousadas para todos os gostos (e bolsos) há vários roteiros para caminhadas como a Pedra da Índia, a Pedra da Cuca e o morro Palmares, por exemplo. Este último foi o nosso destino no primeiro domingo do mês de março.

O início da caminhada é marcado por uma porteira e segue por uma bonita e bem cuidada trilha de mata, que segue ladeando um córrego por uns 10 minutos até uma pequena represa, muito bonita com as margens do seu lago escondidas pela folhagem das árvores da floresta e adornado por uma grande rocha na sua parte central.

Sem dúvida alguma um ótimo lugar para várias fotos.
Pouco depois de passarmos direto pela represa, nos deparamos com o primeiro desafio deste trekking: a transposição de uma rampa de concreto de uns 10 metros de comprimento, coberta de limo e encharcada por uma tubulação rompida em várias partes, usada para a captação de água em algum ponto do córrego mais acima. É claro que os escorregões foram inevitáveis e devidamente registrados. :)

Retomando a caminhada encontramos uma grande pedra cortada. É necessário ter atenção neste ponto e não seguir o caminho mais intuitivo, que seria continuar andando em frente, passando ao lado da pedra. O correto é cruzar o riacho à direita, antes da pedra. Após este ponto tem início um longo trecho, de uns 40 minutos de subida em zigue-zague, que nos surpreendeu muito pelo esforço necessário para superá-lo. Ao final dele, pouco-a-pouco a vegetação vai se tornando mais arbustiva e começamos a caminhar por uma crista de onde já é possível apreciar a paisagem do Vale das Videiras.

A situação começa a engrossar quando o caminho na crista da montanha é interrompido por uma greta, uma fenda no terreno. Neste momento a aventura começa a ficar mais técnica sendo necessário o uso de uma corda. O correto é descer pela greta e contornar o cume para subí-lo pelo lado oposto. Em vez de subir para o cume existe a opção de seguir em frente e chegar à uma outra montanha chamada Pedra Azul. Não foi o nosso caso. Fomos direto para o cume, de onde comemoramos uma belíssima visão do Vale das Videiras e da região de Araras.
Uma ótima pedida ao retornar é seguir pela trilha à direita da pedra cortada (referência do início do texto) e curtir um banho em um dos poções daquele riacho. Eu (Rafael), Fábio, Gilmar e Alessandra curtimos.

Até a próxima aventura!

Vista do cume de Palmares com o Vale das Videiras

Nenhum comentário: