segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Trekking de Santa Cruz - Dia 4

O último dia de trekking seria bastante tranquilo, mas nos reservaria surpresas inesquecíveis.
Depois do café da manhã e com os equipamentos devidamente arrumados, seguimos em direção ao povoado de Huaripampa. A maior parte do trajeto é uma descida bastante suave, tendo várias casas ao lado da trilha. Um pouco antes de chegar ao povoado, depois de uma subida mais forte, paramos para tomar fôlego e a visão que tivemos quase minou o que restava dele: uma visão fantástica do nevado Chacraraju.

Ao chegar em Huaripampa, tomamos uma estrada à nossa direita, descendo em direção a uma ponte. A partir dali, a trilha subia forte em direção a Vaqueria, que está localizada a 3850m de altitude.
No trecho final a trilha realmente fica íngreme, pois ao invés de caminharmos pela estrada de terra, pegamos vários atalhos. Depois de 2h30, chegamos a Vaqueria. No povoado, você vai precisar de um transporte para levá-lo de volta a Huaraz. No nosso caso, já tínhamos deixado tudo acertado com a agência. Por volta das 12h, uma van veio nos buscar. Depois de todas as tralhas colocadas dentro da van, começamos nosso longo trajeto de volta a civilização, sacolejando estrada acima.
A estrada vai subindo até cruzar o passo de Portachuelo, a 4770m de altitude. Do alto desse passo, você terá uma das mais impressionantes vistas da Cordilheira Blanca. É de tirar o fôlego de qualquer um!!!
Do seu lado esquerdo, você verá o imponente Huascarán (6664 no cume norte e 6768m no cume sul) e o Chopicalqui (6354m), e do seu lado direito, estão os quatro cumes do Huandoy (o maior deles com 6395m), o Pisco (5752m) e o Chacraraju (6112m). Impossível não parar para tirar muitas fotos.

A estrada vai serpenteando morro abaixo, passando por outros miradores até chegar nas lagunas da Quebrada Llanganuco. Durante esse caminho, passamos pela entrada de Cebollapampa, onde tem início o trekking para a Laguna 69 e também para o campo base do Pisco.
Praticamente sem paradas, descemos até a cidade de Yungay, e daí voltamos para Huaraz, já pensando nas escaladas na Cordilheira Blanca.

Um comentário:

Rafael Guerra disse...

É isso aí irmão! Que venham os próximos trekkings e escaladas. 2011 promete!!!