sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Trekking de Santa Cruz - Dia 1

Desde que voltamos do trekking de Huayhuash em 2009, já tínhamos a certeza de que voltaríamos a Huaraz para conhecer outras belezas dessa linda região. E bem mais rápido do que imaginávamos, decidimos que voltaríamos em 2010.
Quando da nossa primeira visita, ficamos sabendo sobre o trekking de Santa Cruz através do Scheler, dono da agência Artizon, e também pelo Luis Giffoni, nosso companheiro em Huayhuash.
A idéia de um trekking mais curto agradava, até porque teríamos mais tempo para buscar outros atrativos. E assim, formatamos nossa expedição: trekking de Santa Cruz e escaladas na Cordilheira Blanca. Definimos também que a aventura aconteceria em julho de 2010. Dessa vez, um velho amigo de caminhadas, o Evandro, também nos acompanharia.
O trekking de Santa Cruz talvez seja a trilha mais famosa e frequentada da região, em parte pela trilha bem marcada e também pelo incrível visual dos inúmeros nevados da Cordilheira Blanca. Diferentemente de Huayhuash, é muito comum você encontrar aventureiros fazendo essa caminhada de forma "autônoma", sem a contratação de agências.
Existem muitas variações desse trekking. Muitas pessoas optam por fazer o trekking no sentido contrário, de Vaqueria até Cashapampa. Nesse caso, o trekking é feito em 5 dias, com a divisão do trecho entre Vaqueria e o passo de Punta Unión. Outras variações fazem todo o trekking "normal" e acrescentam ao final caminhadas próximas como a Laguna 69 e Yuraccorral.
Optamos por fazer o roteiro "tradicional", em 4 dias, e vou tentar relatar os nossos dias nesse incrível trekking.

Dia 1:
Depois de duas belas caminhadas de aclimatação (para o Rafael e o Evandro, foram cinco caminhadas), estávamos prontos para o trekking.
Bem cedo, Scheler, o guia Alberto e o cozinheiro Frael foram nos buscar com uma van no hotel Olaza's. A adrenalina era muita, e como sempre, nosso grupo estava de alto astral.
Saimos de Huaraz com destino a Caraz, onde fizemos uma rápida pausa, e de lá pegamos uma estrada de terra até o povoado de Cashapampa, localizada a 2970m de altitude. Nesse local, depois de uma última conferida nas mochilas, tivemos que nos dirigir até o posto de controle do Parque Nacional Huascarán para comprar os tickets de entrada, que tem validade para 30 dias. Rafael e Evandro precisaram apenas apresentar os tickets que eles já haviam comprado antes. O preço do ticket é de 65 soles (alto em torno de US$ 25).
Resolvidos esses trâmites, por volta das 11h30 estávamos colocando os pés na trilha. Esse primeiro trecho, diferente do que já havíamos visto na região, estava repleto de mosquitos. Eu e Gilmar havíamos optado por caminhar de bermudas, já que o sol estava forte, mas tivemos que desistir da idéia diante da mosquitada...
O objetivo desse primeiro dia era chegar ao acampamento de Llamacorral, localizado a 3760m de altitude, numa caminhada que dura entre 5 e 6 horas. Durante todo o tempo caminhamos ao lado de um bonito rio, avançando cada vez mais pela Quebrada Santa Cruz.

Por volta das 16h30, chegamos ao acampamento e pudemos descansar um pouco. A animação de todos mostrava que estávamos com saudade da rotina desses acampamentos, onde sempre sobrava tempo para uma conversa animada, em volta da mesa de refeições. Enquanto aguardávamos o jantar, conseguimos tomar uma cervejinha em uma venda "improvisada" de aldeões locais.
Às 19h em ponto, o jantar foi servido. Como já havíamos constatado antes, come-se melhor nas trilhas do que em Huaraz. A comida estava excelente!!! Ficamos um bom tempo jogando conversa fora, antes que o cansaço batesse e forçasse a nos recolher nas barracas. Não demorou muito, e já estava apagado.

Nenhum comentário: