quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caminhadas em Huaraz - Laguna Ahuac, por Rafael Guerra

Características:
Altitude máxima: 4.650 m.s.n.m;
Desnível: 1.200m;
Distância (ida): 6 km;
Tempo estimado (ida): 4 horas.

A trilha marcada do Google Maps.


A equipe reunida ao final da caminhada. Da esquerda para a direita: Gilmar Oliveira, Alessandra Hambrick, Evandro Costa, Fábio fliess e eu. Foto do guia Ivan.

Das 5 caminhadas de aclimatação descritas recentemente aqui na série “Caminhadas de aclimatação em Huaraz”, não resta a menor dúvida de que esta se trata da mais desafiadora de todas em matéria de exigência física. Isso não é apenas devido ao fato da caminhada ser feita em uma altitude média de 4000 m.s.n.m, nem pelo absurdo desnível de 1200m. Mas principalmente por isso tudo ser feito em apenas 6 km de trilha! Ela tem os ingredientes perfeitos para um verdadeiro teste, possivelmente até exagerado, antes da partida para qualquer escalada na região.

A laguna Ahuac fica próxima ao cerro San Cristobal (4.508m.s.n.m), que até alguns anos atrás era um nevado. Infelizmente, devido ao aquecimento global, já não há mais neve nem glaciar nessa montanha.
Visão no cerro San Cristobal no início da caminhada. Foto de Fábio Fliess.

A trilha para a laguna Ahuac é uma das mais próximas à Huaraz. De carro é algo como rodar 5 km partindo do centro de Huaraz em direção às ruínas de Wilcahuain. Por menos de 10 Soles (cerca de 4 dólares) qualquer taxista te leva até o início da trilha, que começa depois de uma curva, após passar pelas mencionadas ruínas Apesar da maioria dos taxistas conhecerem o local, é bom ter atenção nessa hora para não passar direto porque o início da trilha, que estará do lado esquerdo da rua e em frente à uma casa branca e de telhado colonial, mais parece a entrada de uma rua não-pavimentada. Aliás, a trilha inteira, de tão cuidada que é, parece até uma “avenida”. E acho que posso resumi-la como um caminho largo, muito inclinado e sinuoso; bem cuidado, com degraus para evitar a erosão e pedras marcando as laterais da trilha. O cúmulo da “urbanização” é que há marcações de 50 em 50m indicando a distância percorrida. Sinceramente, parece até uma Highway andina!
Parte inicial da caminhada. Esse é o início da uma das subidas mais fortes de todo o percurso. Foto de Fábio Fliess.


A Highway andina. Foto de Rafael Guerra.


Bonito visual da trilha num dos raros trechos com pouca inclinação. Foto de Fábio Fliess.


Na maior parte do tempo, a visão que se tem ao caminhar é a da Cordillera Negra, da cidade de Huaraz e de uma fração da parte sul da Cordillera Blanca. A laguna propriamente dita, com água de cor escura, não é tão bonita quanto as que costumamos ver na região. Mas uma verdade tem que ser dita: É que aquele lugar deixa a gente “mal acostumado”! O fato é que eu recomendo fortemente essa caminhada, seja para treinamento ou apenas pelo simples prazer de contemplar aquela paisagem... que é linda!

Paisagem da Cordillera Blanca, já no final da caminhada. Foto de Fábio Fliess.


A laguna Ahuac. O prêmio ao final de uma caminhada puxadíssima! Foto de Gilmar Oliveira.

Um comentário:

Drica disse...

Olá Fábio!!
Ofereci um selinho para você no meu blog... Se quiser postar no seu...
Beijinhosu