segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Trekking de Santa Cruz - Dia 3

O dia amanheceu sem chuva, mas ainda bastante nublado. Como sempre acontece quando estou fora de casa, acabei acordando mais cedo que o restante do pessoal, e rapidamente deixei todos os meus equipamentos arrumados.
Aproveitei a "folga" no tempo, e caminhei um pouco ao redor do acampamento, retornando uns 700m pela trilha para tentar tirar algumas fotografias do Alpamayo. Embora a luz não estivesse boa, consegui tirar algumas fotos, mesmo com toda a dificuldade para tirar as luvas, pois o frio não cessava! Resignado com as fotos que eu tirei, retornei para o acampamento, que começava a dar sinais de vida.
Assim que todos terminaram de se arrumar, tomamos um café da manhã bastante reforçado, pois esse seria o dia mais puxado de todo o trekking, chegando a 4750m de altitude, ao atravessar o passo de Punta Unión.
Do acampamento de Taullipampa até o passo, caminha-se entre 3 e 4 horas. Durante todo desse trecho, temos a visão de vários nevados, como o Taulliraju (5830m), Rinrijirca (5810m) e Pucajircas (6046m), e de uma bonita laguna de água turquesa.
O grupo todo caminhou bem, e no tempo mínimo estipulado pelo nosso guia chegamos a Punta Unión. Deixamos nossos equipos no passo e subimos mais um pouco para poder apreciar o visual e tirar algumas fotos. Do alto do passo, tivemos uma impressionante vista da Cordilheira Blanca.

Do alto do passo, o nosso guia indicou onde seria a nossa próxima parada: uma pequena e bonita lagoa aos pés da montanha. A descida no início era bastante íngrime e exigia bastante dos joelhos. Rapidamente chegamos a lagoa e pudemos descansar um pouco e almoçar. Pastando próximos da lagoa, estavam vários bois e vacas, e volta e meia, saía alguma "briga" por território ou por alguma fêmea. Sinistro!
Mais uma vez, o tempo começou a nos pregar uma peça. Aos poucos, o tempo foi fechando e achamos melhor abreviar nossa parada para lanche, e voltamos a caminhar. Ainda faltavam alguns quilômetros até o acampamento. Depois de cerca de 45 minutos de caminhada, São Pedro resolveu mandar um pouco de chuva. Não tínhamos como nos abrigar, então sacamos anoraks e capas de chuva para as mochilas. Nem devíamos ter nos dado esse trabalho, pois cerca de 5 minutos depois, a chuva parou.
Continuamos descendo rumo ao acampamento e por volta das 14h15, paramos para um rápido descanso de 15 minutos. Já estávamos bem próximos da entrada da Quebrada Paria, que leva a um nevado de mesmo nome!!! Depois dessa pausa, seguimos caminhando, agora atravessando uma pequena floresta de quenuais (árvore local), que rendeu belas fotos.

Mais uma hora de trilha, e chegamos ao acampamento de Cachinapampa, localizado a 3710m de altitude. Como comentado pelo Alberto, a trilha desse dia é bastante longa e levamos quase 8 horas para completá-la.
Aproveitamos o restante da tarde livre, para jogar conversa fora e tirar muitas fotos. O trekking já estava entrando na reta final e a parte mais difícil já havia sido vencida. Algumas aldeãs vendiam cervejas, e compramos algumas para bebermos no jantar.
Durante o jantar, o clima era excelente. Todos no grupo estávamos com um excelente humor, a integração com o guia era excelente e já começávamos a imaginar como seriam as escaladas na Cordilheira Blanca.

Dormir não foi difícil, com o cansaço do corpo e a cerveja na cabeça!! Amanhã estaríamos de volta a Huaraz e poderíamos curtir uma merecida "folga".

Nenhum comentário: