
Nas 208 páginas do livro são detalhadas, em inglês, 50 vias de escalada incluindo informações para a aproximação às montanhas; sobre as conquistas da vias; desnível; graduação; tempo e equipamentos necessários para as escaladas. Além disso, o livro é recheado com 185 lindas fotos coloridas, a maior parte tirada pelo próprio autor do livro, Brad Johnson, que é também fotógrafo profissional e tem fotos publicadas em revistas como a Outside e Climbing, entre outras. Um dos recursos de que mais gostei foram os 12 mapas 3d das Quebradas, onde se pode ver os vales e suas montanhas como em uma navegação pelo Google Earth. Sem dúvida isso facilita muito o entendimento sobre o relevo da região.

Por coincidência, conversando sobre o livro com o dono do Hostal Olaza´s, no qual eu fiquei hospedado, descobri que o autor também estava na cidade e hospedado no mesmo hostal. Claro que eu não perderia a oportunidade de conseguir algumas dicas sobre as escaladas da região e acabamos nos conhecendo e batendo um longo papo sobre a Cordillera Blanca e sobre a sua carreira de montanhista.


A referência de qualidade em todos os sentidos que tenho para guias de trekking e escalada no Brasil há muito tempo são os Guias de Trilhas de Petrópolis e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do Waldyr Neto. O que eu procurava nas lojas de Huaraz era um livro com uma qualidade de conteúdo similar e realmente consegui. Não tenho dúvida que um montanhista com alguma experiência em alta montanha consiga fazer algumas escaladas na região com a ajuda apenas desse guia.
2 comentários:
Eu realmente gosto de escalar montanhas. Eu trabalho como cozinheiro em ums restaurantes em itu, mas meu hobby é montanhismo.
Olá amigo!
Muito legal o post! Você ainda tem o livro? Por acaso você não tem interesse em vende-lo? Sou montanhista/escalador, acabei de voltar de uma expedição por lá e adoraria ter esse livro.
Abraços!
Postar um comentário