quinta-feira, 18 de março de 2010

Tempestades elétricas

Quem curte trekking, sabe que essa época não é das mais propícias para praticar o esporte. Em parte por causa do calor muito forte, em parte pelo risco de sermos surpreendidos pela chuva. E quando isso ocorre, a possibilidade de ser uma tempestade acompanhada de raios, é bastante grande.
Se mesmo assim você não conseguir ficar longe das trilhas, o melhor a fazer é optar por trilhas mais curtas, diminuindo o risco de mudanças súbitas no tempo.
Um estudo recente do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), revela que 132 pessoas morrem em média por ano no Brasil atingidos por raios. Do total de 1321 pessoas que morreram atingidas por raios na última década, 85% delas ocorreram ao ar livre.
Se mesmo com todos esses riscos, você resolver fazer uma trilha mais longa, não custa prestar atenção nessas dicas.

Como minimizar os riscos com raios?
Um belo abrigo é o carro, onde foi cientificamente provado que mesmo que um raio caia sobre o mesmo você não sofre descarga. Mas como não existem carros ou casas no meio da trilha uma solução é procurar abrigar-se em partes baixas, não expondo-se muito em pontos elevados. Áreas descampadas são os locais prediletos dos raios assim como árvores.
Não se proteja junto a árvores pois estas funcionam como pára-raios e você poderá receber parte desta descarga ou parte de uma árvore na cabeça! Ainda de acordo com o estudo do INPE, 12% das mortes ocorreram nessa situação.
Muito já se falou sobre como evitar raios em topos e cristas de montanha... nesses casos a situação é realmente muito difícil! A melhor opção é deixar o topo, procurando abrigo nas vertentes da montanha, sempre que isso for possível. Embora seja imprevisível precisar onde ele vai atingir o solo, um raio sempre vai buscar a menor trajetória até o solo, e a montanha oferece exatamente esse atalho que o raio busca.
Evite usar aparelhos eletrônicos, como rádios e celulares e fique longe de objetos de metal (cercas, antenas, etc). Cuidado com bastões de caminhada, que podem se transformar em “pára-raios” improvisados.

Um ditado popular diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar! Isso não é verdade!
Dependendo da intensidade elétrica, ele pode ter descargas em sequencia no mesmo ponto. Isso é raro, pois geralmente quando um raio cai em determinado ponto ele libera toda a descarga local, não restando energia suficiente para um posterior descarga. Na dúvida, é melhor não seguir rumo ao local onde houve uma descarga, pois este ponto oferece condições propícias para receber novas descargas.

Cuidem-se, raios podem matar! Muita atenção nesse época do ano!

Nenhum comentário: