quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cobiçado, por Fábio Fliess



Depois de um longo e tenebroso “inverno”, com quase dois meses onde os finais de semana chuvosos nos obrigaram a ficar em casa sem caminhar, conseguimos marcar uma trilha. Eu, Rafael, Gilmar e Evandro aproveitamos a “brecha” no tempo, e fomos para o Cobiçado, uma linda montanha que domina a região do Caxambu e é ponto de partida para uma das mais bonitas travessias da região: a Cobiçado X Ventania. O Cobiçado, desde sempre, é uma das minhas montanhas preferidas para caminhar.
Para quem deseja fazer essa caminhada, é preciso chegar na Igreja de Nossa Senhora da Penha, que fica na localidade de Três Pedras, no bairro do Caxambu. Quem for de ônibus, pode pegar a linha 470 no terminal do Centro e pedir para descer nessa Igreja. Do contrário, o ônibus segue direto até Santa Isabel. Nós fomos de carro, e chegamos na igreja por volta das 8h20 da manhã, com o sol ainda tímido.
Dessa igreja deve-se pegar uma estrada com calçamento de pedras, que fica cada vez mais íngrime conforme subimos. O objetivo é chegar no final do vale, onde os bairros do Caxambu e do Morin - na localidade do Pedro Ivo – se encontram. Cumprimos esse trecho em 20 minutos de caminhada moderada.
Quase no final do vale, ao lado de uma casa, devemos virar à esquerda. A partir desse ponto, a estrada é de terra e sobe mais suavemente. O visual é incrível, e podemos ver a Tapera ao nosso lado esquerdo, o Mãe d’Água e o Alcobaça à frente e depois de algumas curvas, podemos ver também o lindo cume do Cobiçado.
Essa estrada passa por um ponto de água onde é recomendável abastecer os cantis. Voltando a caminhar, passamos por algumas araucárias. Mais um pouco e a estrada vai se aproximando de plantações. É hora de abandonar a estrada, pegando uma trilha indefinida à esquerda. É normal a impressão de estarmos na trilha errada, mas logo a trilha reaparece, bem marcada.
Depois de um trecho aberto, a trilha entra num curto trecho de mata, e vai ladeando uma “vala”. Logo voltamos a caminhar num trecho aberto, onde o caminho vira um zigue-zague. Depois desse trecho é preciso ter atenção, pois a trilha para o Cobiçado “quebra” para a esquerda, começando num pequeno degrau, meio escondido, virando em seguida para a direita e começando a subir. Já vi muitas pessoas errando nesse trecho e seguindo em frente.
Desse ponto em diante temos um desnível de aproximadamente 350 metros, que podemos dividir em duas partes.
Na primeira parte, a trilha tem algumas variantes, mas nada que cause dúvidas. É só seguir a trilha mais definida. Depois de uns 15 ou 20 minutos, a trilha volta a subir mais forte e podemos avistar um platô com pedras e árvores. Esse ponto marca o início da segunda parte da subida, e é um ótimo lugar para descansar e recuperar o fôlego para o trecho final. Esperamos a turma toda se reunir nesse ponto.
O cume do Cobiçado já está bem próximo, mas a subida final é para tirar o fôlego. O Gilmar tomou a dianteira, seguido por mim, Rafael e Evandro. Mesmo estando com um bom preparo físico, é bom não subestimar essa subida. Eu procuro fazê-la com passos curtos e ritmados. Mesmo assim, dessa vez todos nós tivemos que fazer uma ou mais pausas para chegar no cume.

Depois de contornar um cume falso, a trilha volta a subir forte e ficar mais erodida. Esse trecho é muito bonito. E a chegada ao cume é muito legal, pois a primeira visão que temos é da Baía de Guanabara. E também vemos praticamente toda a cidade de Petrópolis de cima. Da igreja até o cume, levamos cerca de 1 hora e 50 minutos, um tempo razoável.
Depois de descansar e lanchar, começamos a tirar algumas fotos. Porém, o tempo começou a fechar com rapidez, e as nuvens envolveram o cume. Resolvemos descer depressa.
Assim chegamos na estrada com calçamento de pedras, a chuva chegou. Para nossa sorte ela deu uma rápida trégua, suficiente para chegarmos no carro. Não demorou muito, e o clima fechou de vez, com muita neblina e a chuva fininha, tradicional de Petrópolis.
Mesmo com o tempo tenebroso, estávamos todos felizes. Conseguimos fazer mais uma trilha, em uma montanha muito especial. Altamente recomendável!

3 comentários:

Daniele disse...

:). Mais uma.

Ester Capela disse...

Realmente, o visú do cume eh muito lindo \O/ Já fiz a Cobiçado x Ventania duas vezes e é realmente um desafio...
Agora, Mirante do Inferno chegando \O/ Beijos,
Teca

Ester Capela disse...

Opss!! Corrigindo... "Pedra do Inferno" que fica no Setor Caxambu e não "Mirante do Inferno" que fica no Setor Pedra do Sino.

Bisous,

Teca