quinta-feira, 3 de junho de 2010

Parque Lage X Corcovado, por Fábio Fliess


Rio 40 graus!!!
Era isso que todo carioca dizia e sentia nos primeiros dias do ano. Mesmo com todo o calor, aceitei de imediato o convite dos meus amigos Vítor e Rafael para fazermos a trilha que liga o Parque Lage ao Morro do Corcovado, onde se encontra o Cristo Redentor, uma das novas maravilhas do mundo!
Aceitei o convite pela beleza do lugar, pela oportunidade de rever amigos e também pela oportunidade de finalmente fazer uma trilha na cidade do Rio.
Localizado no bairro do Jardim Botânico, o Parque Lage é uma antiga residência que foi transformada em área publica, sendo em 1992 declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.
As informações que tínhamos da trilha nos diziam que o esforço seria grande, por conta do desnível da trilha (mais de 600 metros). Justamente por isso, e para tentar evitar o sol mais forte, chegamos bem cedo no Parque Lage.
Logo na entrada, encontramos com alguns amigos do Rafael, que se juntaram ao nosso grupo para fazer a trilha. Próximo ao estacionamento existem muitos pés de jaca e macacos faziam pose para os turistas e trilheiros.
Arrumamos tudo e começamos a caminhar. Após contornarmos a tal antiga residência, logo entramos na trilha propriamente dita. Com uns 10 minutos de caminhada, chegamos à primeira cachoeira do percurso. Após uma rápida pausa, voltamos a caminhar. Logo chegamos em outra cachoeira, e a partir desse ponto, a trilha começou a mostrar porque era pesada. A inclinação do terreno aumentou muito.
Nós mantínhamos um ritmo muito forte, e os amigos do Rafael acabaram ficando um pouco pra trás. Embora estívessemos protegidos do sol pela mata, o calor estava sufocante. Depois de 45 minutos caminhando, já havíamos subido bastante, e podíamos comprovar isso vendo bem longe a floresta de prédios da cidade entre os galhos das árvores.
A trilha continuava forte e com pouco mais de 1 hora de trilha, chegamos a um local onde havia uma sucessão de pedras num terreno bastante erodido. Há algum tempo atrás, foram colocadas cordas fixas para auxiliar na subida. Vencido esse trecho, sabíamos que faltava pouco para chegar aos trilhos do trem do Corcovado.

Esse trecho que todos diziam que gastaríamos mais de 2 horas para vencer, levamos apenas 1h15. Tiramos algumas fotos nesse local e logo procuramos um ponto para descer até a estrada que nos levaria até o topo do morro, pois haviam nos dito que era proibido subir pela linha do trem. Completamos o percurso com mais meia hora de caminhada.
Tiramos muitas fotos do Cristo, mas não pudemos visitá-lo. Quando chegamos no portão, nos informaram que os tickets para visitação deveriam ter sido comprados no início da Estrada das Paineiras. Como o tempo estava começando a fechar, achamos que não valia a pena perder tempo indo comprar os tickets.
Depois de lancharmos e recuperarmos um pouco de energia, retornarmos pela mesma trilha, castigando os joelhos até o Parque Lage. O calor seguia insuportável!!!!
Sem sombra de dúvida, recomendamos essa trilha, que além de exigente, oferece lindas vistas da cidade do Rio. Porém, vá preparado!

2 comentários:

Elque disse...

Ótimo post. Essa trilha é tudo de bom. É pesada, demorei 2:30 hs até o Cristo. Qd fui ainda não era paga a visitação - passou a ser na semana seguinte.
Com certeza a farei de novo. Abs

Daniele disse...

Gosto muito dos seus textos.
As fotos estão magnificas, vc tem ótima percepção.
Mostrou o encantamento dessa trilha em fotos e palavras, muito interessante, mais do que conhecida e falada no mundo.

Abraços