sábado, 19 de fevereiro de 2011

Caminhadas em Huaraz - Cordilheira Negra, por Rafael Guerra

Em minha opinião, esta deveria ser a primeira caminhada da programação de aclimatação de todos que vão para aquelas bandas. Da Cordilheira Negra se tem uma visão alucinante da maior parte do Parque Nacional Huascarán, fazendo com que seja possível visualizar a Cordilheira Branca desde o início da parte sul até quase o final da parte norte do Parque. Esse panorama estonteante e abrangente ajuda muito quem está indo pela primeira vez fazer trekking ou escalar na região a entender a geografia do parque. Outro motivo para eu indicá-la como primeira caminhada é que a exigência física é menor.

Uma coisa importante para essa caminhada é a contratação de um guia. A Cordilheira Negra é uma área rural, árida, com criações de vacas e carneiros que abrem caminhos para tudo que é lado. Muitas vezes se anda próximo à plantações, que costumam mudar de lugar de tempo em tempo. Isso tudo prejudica muito a orientação. A contratação de um guia pode ser feita com a ajuda da Casa de Guias de Huaraz (www.casadeguias.com.pe ) ou então através uma das dezenas de agências de trekking instaladas em Huaraz. Recomendo a Artizon (www.artizonadventure.com) porque sempre nos prestaram um ótimo serviço.

O início da caminhada é na laguna Wilcacocha, poucos quilômetros ao sul de Huaraz. A caminhada começa a uns 3700m de altitude, obviamente após as fotografias já que o lugar serve como um dos melhores mirantes de toda a trilha. O percurso todo, incluindo paradas para lanche e fotos, pode ser feito sem pressa, em cerca de 4 horas. A trilha termina às margens do Rio Santa e da rodovia que leva de volta a Huaraz.


Início da caminhada: Laguna Wilcacocha, com a Cordillera Blanca ao fundo.


Huandoy (6356m), Huascarán (6768m), Chopicalqui (6354m) e Hualcán (6125m).


Hualcán (6125m), Copa (6188m), Vallunaraju (5686m), Ranrapalca (6162m) e Ishinca (5530m).


Ranrapalca (6162m), San Cristóbal (4508m), Pucaranra (6147m), Cayesh (5721m) e Churup (5493m).


2 comentários:

Professora Carla Nogueira disse...

Você agora me deixou em dúvida se começo pela Cordilheira Branca ou Negra... Ótima dica do site da artizonadventure. Obrigada!

Rafael Guerra disse...

oi Carla,
Vai por mim... se o dia estiver claro, como 1ª caminhada, a Cord. Negra é insuperável.
A geografia, a localização das montanhas da Cord. Blanca pode ser um pouco confusa para quem vai a 1ª vez. Então, essa caminhada te ajuda a entender a região ao mesmo tempo que te aguça para subir a Cord. Blanca.
Abraços.