sexta-feira, 11 de março de 2011

Caminhadas em Huaraz - Laguna Churup, por Rafael Guerra

Características:
Altitude máxima: 4.4.50m.s.n.m;
Desnível: 600m;
Distância: 6km.

Uma das mais bonitas montanhas da Cordilheira Branca que podem ser vistas de Huaraz é o Nevado Churup. Imponente com os seus 5.493 m.s.n.m. e sua forma que me lembra um castelo, guarda como tesouro a Laguna Churup, uma das mais bonitas lagunas da Cordilheira Branca. Formada pelo degelo da neve do seu glaciar, a cor da água dessa laguna é um azul impressionante.

O Nevado Churup (5.493 m.s.n.m.) visto da Cordillera Negra.

A trilha em si não é complicada e pode ser feita em aproximadamente 2 horas (ida), dependendo da sua adaptação à altitude, já que a Laguna fica a altitude de 4.450m.s.n.m. São 12km de ida e volta com desnível de 600m. A caminhada consiste basicamente de uma longa subida de 1 hora até a Quebrada Churup, uma espécie de grota, seguida de uma escalaminhada até quase a laguna.

A visão que se tem no final da trilha é impressionante: A Laguna Churup, muito azul, com o cume do Nevado Churup logo atrás dela. A direita de quem chega na laguna há uma espécie de falésia, muito fácil de subir, que é um ótimo mirante do qual se avista a parte norte da Cordilheira Branca, Huaraz, a Cordilheira Negra e a maior parte da trilha que foi percorrida. Vale a pena ir lá!

O caminho é muito bem marcado pelo uso intenso devido ao fato dessa ser uma das caminhadas mais populares da região. Portanto, não é imprescindível o acompanhamento de um guia. Para chegar até lá por conta própria a opção mais indicada é contratar de um taxista e seguir para Pitec, ao norte de Huaraz. Geralmente não cobram mais do que S/. 200 Soles para levar e trazer de volta para a cidade após uma longa espera.

Como sempre, há a opção mais tranquila de contratar uma agência de trekking e não ter que esquentar a cabeça com taxistas, preparo do lanche etc. Essa foi a opção do nosso grupo no ano passado. Indico a www.artizonadventure.com, do amigo Scheler Torres.

A trilha marcada no Google Maps.


Parte inicial da trilha.


A Quebrada Churup.


A recompensa pela caminhada: A Laguna Churup com o cume do Nevado Churup ao fundo.

Com exceção da imagem de satélite, todas as fotos são do autor.

7 comentários:

Professora Carla Nogueira disse...

Se tudo der certo em julho estaremos andando por aí...
Trocamos umas idéias com Scheler da Artizon Adventure. Ele disse que vocês fizeram alguns trekkings com eles. Tem algum comentário da agencia?

Fabio Fliess disse...

Oi Carla.
Usamos os serviços da Artizon nas temporadas de 2009 e 2010, e eu, particularmente, não tenho nada a reclamar.
Abraços.

Fábio

Rafael Guerra disse...

Carla,

A experiência com eles foi muito positiva. O Scheler é muito organizado e se mostrou confiável nas duas temporadas que estivemos por lá.

Abs!

Professora Carla Nogueira disse...

Obrigada meninos!
Agora é oficial, partiremos para Huaraz dia 15 de julho e ficaremos por lá 10 dias. Obrigada pela dica da Artizon! Cito vocês no meu post:
http://expedicaoandandoporai.blogspot.com/p/peru.html
Obrigada por tudo!

Rafael Guerra disse...

Oi Carla,

Que boa notícia! Deu até uma pontinha de inveja... aquele lugar vicia.
Vi o seu post e a nossa referência lá. Valeu! tenho especial interesse no material sobre a Quebrada de Quilcayhuanca, que não conheço.
Ah, claro... se me permite uma dica, cuidado com a alimentação. Procure evitar comidas de barraquinha, sucos em restaurantes, saladas e chifas principalmente. Eu já peguei uma infecção intestinal por lá e a brincadeira acabou mais cedo.
Boa sorte e boas aventuras!

Fabio Fliess disse...

Oi Carla.
Que legal. Temos certeza que você vai adorar o lugar.
Não deixe de mandar notícias, ok?
Boa viagem e boas trilhas...
Abs.

Professora Carla Nogueira disse...

Ok, amigos! Valeu pelas dicas das comidas... Manterei contato...