terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alimentos Liofilizados

Até bem pouco tempo atrás, os brasileiros não tinham muitas opções para preparar uma alimentação nutritiva e saborosa em trilhas, acampamentos e expedições. Ou tínhamos uma alimentação pobre em sabor, ou penávamos carregando um peso excessivo nas mochilas.

Há bastante tempo atrás já tinha ouvido falar sobre alimentos liofilizados, mas eles eram muito difíceis de encontrar por aqui. Via de regra, só importando. Isso tornava tudo muito caro e ainda tínhamos que nos sujeitar ao gosto dos gringos.

Para minha grata surpresa, em 2009 soube que temos uma empresa nacional especializada em refeição liofilizada, com muita variedade no cardápio. A empresa chama-se LioFoods (www.liofoods.com.br).

Afinal, quais as vantagens de um alimento liofilizado?

+ Nutritiva – O alimento tem suas propriedades conservadas, sem adição de conservantes ou corantes.

+ Saborosa – a liofilização mantêm o sabor e aroma originais.

+ Prática – Basta acrescentar água quente e aguardar 5 minutos, não precisa conservar sob refrigeração. A embalagem é muito leve e compacta, e pode ser armazenado por até 2 anos.

Esse último ponto é de especial importância para expedições de média/longa duração onde espaço e peso são itens relevantes. Algumas expedições bem sucedidas já estão se utilizando desses produtos. Entre elas, a recente conquista de uma via no Monte Roraima, por Eliseu Frechou, Fernando Leal e Márcio Bruno.

O que é liofilização?

O processo de liofilização envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem –, não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.

Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição. (*)

Em breve, aqui no blog, faremos um post especial com nossas impressões sobre alguns dos kits gentilmente disponibilizados pela LioFoods.

Aguardem!

(*) Fonte site LioFoods

25 comentários:

Unknown disse...

Fantástica a notíciaaa! Era tudo que nos faltava! Praticidade e qualidade com força total!! Viva Liofoods!!!

Ana Celina disse...

Que legal! Os pratos parecem deliciosos..!!
E ainda bem que estão disponíveis tb em Porto Alegre!
Gostaria de saber se têm planos de oferecer pratos / cardápiios light.
Parabéns!

ana.celina.araujo arroba gmail ponto com

Elque disse...

Ótimo! Agora não preciso mais me preocupar com o peso a mais na mochila dos alimentos. Os pratos parecem saborosos. Parabéns Liofoods.

Unknown disse...

Boa tarde Ana,
Obrigada por participar da nossa enquete junto ao Blog Natureza Adentro! Respondendo a sua pergunta, digo que sim, faremos esse tipo de refeição para tornar ainda mais prático o acesso as refeições de alta tecnologia, práticas e com qualidade da Liofoods!
Em breve já será possivel!!
Abraços e boa sorte!

Unknown disse...

Antes você saia para uma trilha maravilhosa mas comia porcarias ou refeições sem sabor. Agora com a Liofoods,você aproveita ao máximo qualquer aventura.
Obrigado Liofoods!!

Thiago. disse...

Finalmente teremos "nossa" comida nas nossas trilhas! O Arroz Doce é demais!!

Unknown disse...

Posso atestar a qualidade dos pratos da Liofoods, comprei a comida para minha última expedição no Aconcágua e tive uma agradável surpresa com o sabor da comida. Já havia experimentado outras marcas importadas de comida liofilizada, mas nada como o sabor da comida brasileira quando estamos em uma montanha afastada de casa.
Abraços.

Bye-Bike disse...

Bom saber!! Não vejo a hora de chegar logo a temporada pra fazer novas trilhas e experimentar essas novidades da Liofoods.

Cíntia disse...

Na minha proxima trilha, já vai rolar.
cgesteira@gmail.com

Eder Brito disse...

Conheci a Liofoods durante o Ecomotion 2009, graças aos simpáticos integrantes da equipe Xingu! Estávamos no meio de um pequeno vilarejo que só tinha pão de queijo e coca-cola. A carne liofilizada me salvou! hahaha... E o mais legal: o sabor é ótimo! =)

George Volpão disse...

Também já provei vários sabores da Liofoods em uma expedição em 2009 ao Cordón del Plata. Aprovadíssimo. E agora, com mais pontos de venda, ficou ainda mais fácil escolher o que levar nas aventuras. Que bom que vieram para ficar!

Unknown disse...

Prático, leve, gostoso e com varias opções :) Eu recomendo tambem.

Gilmar disse...

Tive a oportunidade de experimentar o produto e, realmente, todas as propriedades típicas de alimentos naturais são mantidas, com a vantagem de ser mais leve e compacto. Sem dúvida é uma verdadeira revolução na preparação de alimentos em grandes expedições e travessias. Recomendo!! Abs a todos!!

Lex Blagus disse...

Já experimentei algumas delícias da Liofoods e é realmente muito bom. O sorvete é soberbo, me apaixonei. O açaí, com água geladinha do rio, também ficou um espetáculo. Só o feijão que eu não hidratei da forma correta e acabou ficando seco demais, por isso recomendo fazer uns testes em casa para ver o tempo correto de hidratação.

Lex Blagus (blog@blag.us http://blog.blag.us/ @blogblagus)

Eliseu Frechou disse...

Usei os alimentos Liofoods por 14 dias no Monte Roraima e fiquei muito satisfeito. O sabor é excelente, fácil de preparar e leve para carregar, além do custo bem acessível. RECOMENDADÍSSIMO.

Kell disse...

Parabéns! Excelente matéria, não conhecia as vantagens dos alimento liofilizado e mater as propriedades originais dos alimentos já é uma grande aliada para uma boa saúde!
bj

Leandro Lutz disse...

Parabéns pela matéria!!! É o Brasil igualando ou até mesmo superando os produtos importados!

Nômade Trilhas disse...

Poxa, li outro dia esse post, mas boiei, nem comentei. Deve facilitar muito a vida na hora do aperto! Temporada 2010, aí vamos nós!

Nelson disse...

Retornarei este ano ao Pico da Bandeira, e eu, juntamente com os três amigos que embarcarão nessa aventura decidimos que desta vez não abriríamos mão do sabor nas nossas refeições. Já tínhamos ouvido falar do uso da comida liofilizada em acampamentos e expedições, mas agora contando com uma empresa nacional no mercado, a vida e as refeições dos aventureiros brasileiros será muito mais interessante.

Unknown disse...

A todos que participaram da promoção, nosso muito obrigada! A vencedora por esse post foi a Kell!! Parabéns pela conquista!Abraço a todos e fiquem por aqui, pois faremos novos post sobre essa novidade prática que veio para ficar!Liofoods, a nutrição sem limites!

Unknown disse...

É isso aí...
Kell, por favor, entre em contato conosco através do email naturezaadentro@gmail.com.
Parabéns!

Meire disse...

Adorei conhecer mais sobre este produto tão importante e vital, com diversas qualidades para facilitar de vez a vida! Parabéns...

@Lara26sp

Daniele disse...

O Blog está cada dia melhor e mais interessante.
De cara nova, matérias boas e sugestivas, uma porção de originalidade.
Passei um tempo sem acompanhar e vi que perdi muita coisa boa.
Já poderiam pensar em lançar um livro, sobre as caminhadas feitas por vcs em Petrópolis, cidade que além de conhecida por bela e imperal poderia ser divulgada pelas trilhas magnificas contadas por vcs com tanto bom humor.
Para os iniciantes seria muito bom e para os veteranos uma honra.
Parabéns pelo progresso!
Abraço
Dani

Eliel disse...

Olá Pessoal,

A loja virtual "Comida Desidratada" está vendendo comidas liofilizadas à preços imbatíveis !!!
Acesse http://www.comidadesidratada.com.br e confira !!!

Abraço !

ZACCANI disse...

Olá, vc falou que estão disponíveis em Porto Alegre.
Gostaria de saber aonde?
Pois sempre tive que encomendar direto com a liofoods! E esperar uma eternidade para serem entregues, as vezes até atrasando a expedição.
Agradeço a atenção.